Simulador de Cores
Compartilhar:

Segurança do Trabalho é um conjunto de práticas de prevenção para proteger o colaborador de riscos ocupacionais e acidentes de trabalho, proporcionando um ambiente laboral saudável, a fim de que tenha condições de executar suas tarefas da melhor forma possível. Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2018 apontam que, naquele ano, foram registrados 360.320 acidentes no país, ou seja, um acidente de trabalho a cada 1min46seg. Por isso, a Foz Tintas quer refletir com você, neste Abril Verde, a importância de se falar em Segurança do Trabalho.

A principal finalidade da Segurança do Trabalho é promover a qualidade de vida no ambiente laboral e evitar acidentes de trabalho ou doenças que possam ocorrer pelo exercício diário da atividade na corporação. Não se trata apenas de prevenir acidentes mais graves, mas também lesões no corpo ou perturbação funcional que limite ou reduza a capacidade de trabalho, permanente ou temporária, ou que, em casos mais graves, cause a morte. Essas práticas são muito importantes nas empresas, pois zelam pela qualidade de vida e mantêm um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Existem vários profissionais envolvidos na Segurança do Trabalho, como os técnicos, engenheiros, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos. Há várias formas de se prevenir os acidentes de trabalho, algumas delas são através do uso correto de EPI’s, cuidados com os materiais dos pisos, a forma correta de se sentar e permanecer em pé em determinadas funções, a aplicação de corrimão e guarda-corpo dentro das normas especificadas, entre muitas outras.

A responsabilidade de um ambiente de trabalho seguro é todos. No âmbito do Poder Público, cabe legislar e fiscalizar, ao empregador cabe cumprir com as normas estabelecidas em suas empresas, e o colaborador precisa seguir as determinações à risca e cobrar quando perceber falhas nos processos.

 

Fonte: https://www.metadados.com.br/blog/seguranca-do-trabalho/