Nas leis de trânsito, o Amarelo é atenção. Por isso ele foi escolhido para debater sobre a segurança viária. A Campanha Maio Amarelo envolve os mais diversos segmentos, como órgãos governamentais, empresas, entidades de classe e principalmente a sociedade civil. A discussão do tema pretende trazer engajamento para ações de prevenção de acidentes.
Um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2019, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Os acidentes de trânsito são a 9ª maior causa de mortes no mundo sendo, o 1º responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o 2º na faixa de 5 a 14 anos; e o 3º na faixa de 30 a 44 anos.
Para evitar acidentes de trânsito, a OMS recomenda:
- Respeite as leis de trânsito, a velocidade das vias, ciclistas e pedestres.
- Use equipamentos de proteção de forma adequada (cinto de segurança e capacete);
- Não transporte crianças sem o sistema de retenção apropriado;
- Não faça uso de álcool ou drogas psicoativas antes de dirigir;
- Mantenha o foco, eliminando distrações como celular;
- Esteja sempre com a manutenção do seu veículo em dia;
A demora na detecção e no atendimento aos envolvidos em um acidente de trânsito aumentam a gravidade dos ferimentos. O cuidado com as lesões é extremamente sensível ao tempo: atrasos de minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Ao presenciar um acidente de trânsito, preste o socorro necessário, seguindo os protocolos.
Cuide da sua vida e dos demais, respeite as leis de trânsito.