Simulador de Cores
Compartilhar:

A escolha da cor para pintar um ambiente não é uma tarefa fácil. Vários fatores precisam ser levados em consideração como: se já tem móveis, tamanho do ambiente, incidência de luz, qual será a finalidade do lugar (quarto, sala de estudos, sala de jogos, cozinha, escritório, etc). Porém, o que muitas pessoas não se atentam, é que preparar a parede para receber a tinta pode fazer toda a diferença e garantir que o tom escolhido dure por muitos anos e que a parede se mantenha bonita e sem problemas.

Todo profissional de pintura sabe que a aplicação da tinta é o último procedimento quando vamos pintar uma parede. Afinal, é a etapa de preparação que garantirá a qualidade final do acabamento e a durabilidade da pintura.

Se você for repintar uma parede, por exemplo, pode ser que ela apresente problemas como mofo, manchas ou trincas. Nesses casos, o melhor a fazer é consertar a origem dos problemas e depois proceder com a pintura. Caso contrário, mesmo com a tinta nova, o problema voltará a aparecer. No caso de paredes novas, é preciso nivelar a superfície, retirando as imperfeições que ficariam ainda mais evidentes na hora que a tinta for aplicada.

As paredes externas de casa precisam de um cuidado ainda maior com o preparo. Isso porque elas tendem a ficar expostas às ações do tempo como chuva, sol, frio e calor. Se não seguir o passo-a-passo de como preparar parede para pintura com seladores, a superfície poderá sofrer com infiltrações, descolamento da tinta, bolhas e outras questões.

Tanto nas paredes internas como externas, a limpeza antes da aplicação da tinta é fundamental. Caso o processo não seja realizado, a tinta poderá acabar descascando no futuro, pois a poeira é uma das principais causas de descolamento de tinta.

E, claro, não se esqueça de sempre seguir as recomendações dos fabricantes, como a diluição (ou não) em água e outras questões. Elas podem variar entre as marcas e a não observação poderá comprometer o resultado, a qualidade e a durabilidade da pintura.

Para um resultado perfeito, o indicado é realizar as etapas de pintura com o auxílio de um profissional.

 

Quais materiais usar para preparar a parede?

 

Os materiais usados na preparação da parede dependerão muito do local onde ela se situa e das questões que apresenta.

Uma parede com mofo, por exemplo, necessitará de uma limpeza adequada antes da pintura, com a mistura de água sanitária diluída 1:1 em água limpa. Somente após essa limpeza e a secagem, é que você poderá pintar a parede.

No caso de fissuras, será preciso aplicar tinta emborrachada ou outros materiais específicos para tratar essas lesões.

Assim, de uma maneira geral, você precisará de:

fundos preparadores para repinturas;

seladores para paredes novas de reboco;

massa corrida paredes internas;

massa acrílica para ambientes internos ou externos

tinta acrílica para acabamento.

 

Para que serve cada produto

 

O selador é um material bem importante e que deve ser aplicado nas paredes novas, especialmente nas externas. Ele tem a função de corrigir a absorção da parede e evitar que certos resíduos se fixem à tinta, como algum resquício de areia. As paredes novas costumam absorver tinta de uma maneira desigual, o que pode causar manchas e comprometer a qualidade final da pintura. Por isso, o selador costuma ser muito usado para selar e uniformizar as paredes, e ainda melhora o rendimento das tintas de acabamento.

O selador deve ser usado para: reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e de fibrocimento.

 

O fundo preparador é o mais usado no caso de repinturas. Ele ajuda a agregar as partículas soltas, fazendo com que a tinta tenha uma aderência maior à parede, economizando a quantidade necessária e dando um acabamento mais profissional. A aplicação deverá ser feita de acordo com as orientações do fabricante e é preciso aguardar a secagem do produto.

O fundo preparador é indicado para paredes em gesso, paredes descascadas e paredes pintadas com cal que estão esfarelando ou para dar mais firmeza ao reboco fraco.

O fundo preparador tem uma função diferente do selador, ele aglutina as partículas soltas, o que promove uma aderência melhor da tinta.

 

A massa corrida (PVA ou acrílica) tem como função uniformizar a parede. A massa corrida é muito importante e sempre deve ser aplicada tanto nas paredes novas como na repintura. Ela conta com agentes e propriedades selantes e evita problemas como imperfeições, fissuras na pintura, descascados e texturas desniveladas. Além disso, a massa corrida também ajuda a economizar tinta, uma vez que auxilia reduzindo a porosidade das paredes, o que faz com que ela absorva menos tinta.

A massa acrílica é indicada para ambientes variados (ou seja, áreas internas e externas) e a massa corrida PVA é indicada para áreas internas.

 

O fundo impermeabilizante forma uma camada flexível e elástica, protegendo e prevenindo a parede de fissuras. Proporciona uma boa cobertura e durabilidade, e, com apenas duas demãos, já pode aplicar a tinta. O fundo impermeabilizante é indicado para paredes expostas a chuva, superfícies de concreto e fibrocimento, restauração de fachadas e paredes pintadas com PVA ou acrílico.