Simulador de Cores
Compartilhar:

A pintura é um processo muito comum quando se pensa em projetos de arquitetura e decoração. Afinal, possibilita uma mudança rápida e eficiente, e de custo relativamente baixo. No entanto, quando o assunto é pintura em madeira, é necessário pensar na preparação da superfície antes da aplicação da tinta. Dessa forma, é possível garantir um acabamento mais bonito e duradouro.

Em madeiras cruas, ou seja, que nunca receberam nenhum tipo de tratamento, a preparação da superfície envolve quatro etapas: correção das rachaduras e imperfeições, lixamento, limpeza e aplicação de primer. Para corrigir imperfeições e rachaduras deve ser aplicado massa para madeira, que vai deixar a superfície bem lisa, o que facilita a hora de lixar.

Em seguida, é necessário lixar a madeira. Nesta etapa, é importante começar o processo com as lixas mais grossas e finalizar com as lixas mais finas. O objetivo do lixamento é deixar a superfície mais lisa, o que facilita a aplicação da tinta.

Após a aplicação da massa e do lixamento, antes de iniciar a aplicação da pintura, é necessário limpar a superfície com um pano úmido. O objetivo é retirar a poeira e outras partículas que possam prejudicar o acabamento.

No caso de pintura em madeira usada, basta acrescentar uma etapa. Sendo assim, o processo consiste em remover a tinta anterior, corrigir rachaduras e imperfeições, lixar e limpar a superfície e aplicar o primer para melhorar a fixação da tinta.

 

Quais produtos são utilizados na preparação da superfície?

Basicamente, existem três produtos fundamentais que são utilizados nas etapas de preparação que antecedem a pintura em madeira. São eles a massa corrida ou massa para madeira, o fundo ou isolante preparador e o gel removedor.

A massa para madeira visa corrigir imperfeições e desnivelamentos nas superfícies. Por sua vez, o isolante preparador é indicado principalmente para madeiras resinosas, pois evita que a transferência da resina para a superfície do material comprometa o acabamento.

Por fim, temos o gel removedor, que é indicado para a remoção de tintas e vernizes. Uma das vantagens desse produto é o fato de não escorrer, o que facilita a utilização em superfícies verticais, como portas e janelas, e em superfícies horizontais.

 

Diferença entre Verniz, Stain e Esmalte para madeira

O verniz é uma solução resinosa, capaz de formar uma película de proteção na madeira, fechando os poros. A composição pode ser utilizada para dar cor, brilho ou modificar a tonalidade original em madeiras expostas em ambientes externos ou internos.

O stain é uma resina impregnante, capaz de penetrar profundamente nos veios da madeira. Assim, ajuda a manter e ressaltar o aspecto natural por tempo prolongado, sem descascar.

Os esmaltes são um tipo de tinta para madeira recomendado para quem deseja colorir e proteger as superfícies. A composição garante rapidez na secagem, ótimo acabamento e alta durabilidade.